Hora Certa

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Primavera de todas as cores

tirei essas fotos em tempos diferentes. Elas traduzem um pouco de como estou vendo a chegada dessa estação que amo. Duas delas estão em reportagem do SerraNossa.








A primavera chega oficialmente na próxima quinta-feira, dia 22, precisamente às 12h 44min Em Bento Gonçalves o perfume no ar deixa evidente a presença da estação das flores.

Nas praças e canteiros são cultivadas as mais diversas espécies, dando um colorido todo especial para a cidade. “A primavera é uma estação encantadora, que traz alegria e beleza para nossos dias”, observou a dona de casa Betina D’Conti, de 52 anos.
As flores também fazer parte da renda familiar de várias famílias do interior de Bento Gonçalves, especificamente em Pinto Bandeira. A Feira das Flores é o ponto alto da comercialização que acontece sempre no dia 1º de novembro, véspera do Dia de Finados. De acordo com Fabiane Nunes, coordenadora municipal de feiras, a edição deste ano será num sábado, mesmo dia que acontece a tradicional Feira Livre. “Como as feiras coincidiram, será necessário definirmos o que ficará melhor, se unirmos as duas ou optarmos por uma. A decisão será dos produtores”, explicou.
O objetivo da Feira das Flores, segundo ela é incentivar a produção de corte pelo pequeno agricultor local. “Eles trabalham com dedicação o ano inteiro e é mais uma renda que entra para essas famílias”, ressaltou.
Em 2007 foram comercializados 2.640 molhos das espécies Copo de Leite, Mosquitinho, Palma, Statice, Verdes e Trigo, além de 4.040 unidades de flores. Participaram da última edição seis famílias de agricultores. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura. A feira acontece na Rua Marechal Floriano, ao lado da Praça Walter Galassi, no centro, entre 6h e 15h, ou até acabarem os estoques.


Espécies cultivadas em Bento
Copo de Leite, Mosquitinho, Palma, Margaridas, Statice, Cravina, Cravos, Verdes e Trigo.


Praças e canteiros:
Bento Gonçalves possui 33 praças na zona urbana e rural. Anualmente são plantadas aproximadamente 150.000 mudas de flores. O plantio é realizado geralmente no início do verão e no início do inverno. De acordo com Rui Berto, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e responsável pelo ajardinamento, está sendo feita a limpeza de canteiros para o plantio das espécies de verão. “Vamos antecipar o plantio em um mês, deixaremos somente a boca-de-leão e alguns canteiros de amor-perfeito”, explicou. As chuvas fortes fizeram com que o iço tomasse conta dos canteiros prejudicando as flores. Rui destacou que as espécies cultivadas para o verão são: tagetes, sálvia (alegria de jardim), begônias e petúnias e flor de mel.

Nenhum comentário: