Hora Certa

sexta-feira, 17 de abril de 2009

24ª Feira do Livro de Bento Gonçalves foi lançada num clima de sensibilidade e emoção

Marô Barbieri (Patrona)e Renée Cousandier(Amiga do Livro): emoção
Recepção:pura arte
Arte de transformação
Boas vindas: sensibilidade
Pedro Júnior da Fontoura: trabalho

A arte de transformar pela leitura

Num clima de muita sensibilidade e emoção, aliada a diversas apresentações artísticas foi lançada, na Casa das Artes, a 24ª Edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves. A apresentação de toda a estrutura que compõe o evento cultural ficou por conta do coordenador da Biblioteca Pública Castro Alves, Pedro Júnior da Fontoura.
O tema “Leitura: a arte da transformação” ressalta a ideia concebida ainda no ano passado: de que a leitura possui a capacidade única de transformar e envolver pessoas de todas as idades e camadas sociais. Espalhar a leitura por todos os segmentos que formam uma sociedade fez com que na Feira do Livro de Bento ficasse conhecida em todo o estado. Essa edição deverá ficar marcada por vários motivos: um deles é a escolha de uma escritora para ser a patrona. “Em 24 edições Marô Barbieri é a primeira mulher a assumir o cargo”, destacou Pedro. E ela estava radiante e muito emocionada durante o lançamento. Outra grande mulher destacada pelo coordenador foi a professora de literatura Renee Cousandier Perroni, homenageada como a “Amiga do Livro”.
A Feira vai de 13 a 24 de maio e terá mais de 22 expositores e livreiros, 30 escritores de várias partes do Brasil, representando todos os gêneros literários, além do desenvolvimento de inúmeros projetos (empresas, entidades, escolas e comunidade) voltados para o incentivo da leitura. Vai acontecer, como nos últimos anos, na Praça Walter Galassi e mediações (rua Floriano Peixoto, que será coberta).

Escritores:
Luciana Savaget, do Rio de Janeiro; Daniel Munduruku, de São Paulo; Jonas Ribeiro, de São Paulo; Marô Barbieri, Mário Pirata, Jane Tutikian, Paulo Bentancur , Luis Antônio de Assis Brasil, Charles Kiefer, Sérgio Capparelli, Christina Dias, Dilan Camargo, Walmor Santos, Liliana Cardoso, Paixão Côrtes, de Porto Alegre. Rodrigo Bauer, de São Borja; José Atanásio Borges Pinto, de Lages; Colmar Duarte, de Uruguaiana; Juliano Javoski, de Butiá; Denise Da Ré e Marta Sassi, de Bento Gonçalves.

Apresentações artísticas
Francisco do Espírito Santo Neto, Terezinha Gisela Irigaray, Sereno Chaise, Nei Lisboa e Kalunga, Gilmar Dias, Ernani Cousandier e Bardos da Pangéia, Krys e Stéphanie Santos, Júnior Mineiro, Ópera Pampa, Joel Rodrigues, Moisés Jacobs, Pietro Ferreti e Banda Bico Fino, Grupo Kasananda, Álvaro Manzoni, Orquestra de Latas da EEEM Imaculada Conceição, Grupo Orelhas de Abano eGrupo Boca de Cena, Aido Dall´Mass, Ernani Cousandier e Diego Bez Batti.
Outras atrações: Grupo Luz e Cena, Grupo Vivandeiros da Alegria e Molekoteka (SMED)

Nenhum comentário: