Hora Certa

terça-feira, 28 de julho de 2009

Os rumos da cultura de Bento Gonçalves


Criação de Secretaria, Fundo e Conselho Municipal de Cultura fazem parte dos assuntos a serem discutidos na 1ª Conferência de Cultura de Bento Gonçalves, que acontecerá de 18 a 21 de agosto, na Fundação Casa das Artes.
Um processo histórico: assim está sendo definido o evento pela direção da Casa das Artes. O poder público municipal, está convocando a comunidade cultural para discutir o Sistema Municipal de Cultura, onde temas de fundamental importância para o setor serão pautados, dentre os quais se destacam: a criação da Secretaria Municipal de Cultura, o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, todos imprescindíveis para que recursos oriundos do Programa Mais Cultura, do Governo Federal possam ser transferidos à prefeitura. Ainda na temática local serão discutidos os eventos, a gastronomia, as setoriais da cultura, o turismo cultural, patrimônio histórico, dentre outros.
O presidente da Casa das Artes, Juliano Volpato, lembra que a Conferência de Cultura, onde serão eleitos os delegados que levarão as propostas do Município à Conferência Estadual, é etapa da Conferência Nacional de Cultura.
Além de importantes nomes da cultura que estarão ministrando palestras e oficinas, o evento terá as mais diversas apresentações culturais. Artistas de todas as idades estarão se apresentando. Todas as formas de manifestações da arte (dança, canto, música, artes plásticas, artesanato e teatro) estarão no palco Fundação. De acordo com Volpato, será a oportunidade dos artistas de Bento Gonçalves mostrarem seus trabalhos e também buscarem informações sobre as inúmeras formas de levá-las ao público.

Objetivos Específicos da 1ª Conferência Cultural
- Realizar etapa municipal da II Conferência Nacional de Cultura;
- Mobilizar a comunidade para pensar, discutir e deliberar sobre o Sistema Municipal de Cultura; - Construir bases sólidas e amparadas no processo democrático, para balizamento da atuação dos gestores municipais no que tange a política municipal de cultura;
- Fomentar a produção cultural local;
- Gerar protagonismo cultural entre a população;
- Demonstrar a importância da cultura enquanto ferramenta de inclusão, desenvolvimento humano e econômico sustentável;
- Documentar as manifestações culturais do município por meio de vídeo e áudio.

Serviço
A 1ª Conferência de Cultura é uma realização da Fundação Casa das Artes e Prefeitura Municipal, com o apoio da Biblioteca Pública Castro Alves e Museu do Imigrante. O encontro acontece nas dependências da Fundação (Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto) e é aberto à comunidade. Informações: 3454 5211 ou 3454 5253, ou email fcasadasartes@terra.com.br.

Nenhum comentário: