Hora Certa

domingo, 18 de outubro de 2009

Sucesso de público e vendas: esse é o saldo da Feira do Livro de Caxias


A 25ª Feira do Livro de Caxias do Sul, com o tema “Páginas de uma bela história” encerrou na noite deste domingo, quando centenas de pessoas lotaram a Praça Dante Alighieri para o show de Kleiton & Kledir. Antes disso, a patrona Maria Helena Balen e o livreiro homenageado Arcângelo Zorzi Neto, o Maneco, tocaram o sino, simbolizando o fim de mais uma edição do segundo maior evento literário do estado.
Emocionada, a coordenadora da Feira do Livro, Luiza Motta agradeceu a comunidade caxiense pela acolhida dada ao evento. “Foram 16 dias de intensa programação e os números superaram as nossas expectativas. A estimativa é de cerca de 70 mil livros vendidos e de que 350 mil pessoas tenham passado pela Praça. Estamos muito contentes”.
O Secretário da Cultura, Antonio Feldmann, agradeceu o trabalho realizado por Maria Helena Balen e Arcangelo Zorzi Neto. “A Feira do Livro de 2009 foi uma afirmação da nossa diversidade e da nossa pluralidade. É por esse e outros motivos que Caxias se orgulha de ter conquistado o 1º lugar no Índice de Gestão Municipal em Cultura”.
Entre os títulos mais procurados na 25ª Feira do Livro, estão a Bíblia, A Cabana (Willian Young), as Aventuras da Bíblia e Crepúsculo (Stephenie Meyer). Foram realizados na Praça Dante Alighieri, 26 Passaportes da Leitura, mais de 80 Sessões de Autógrafos, diversas apresentações teatrais, musicais, contação de histórias, mesas temáticas, bate-papos e palestras.
Escritores renomados como Affonso Romano de Sant Anna, Marina Colasanti, Diléa Frate, Ninfa Parreiras, Celso Sisto, Ricardo Silvestrin, Luis Dill, Marcelo Spalding, o angolano Ondjaki, Jayme Paviani, José Clemente Pozenato, Kenia Pozenato. Márcia Tolotti e Maria Helena Balen estiveram na Feira expandindo os conhecimentos da sociedade caxiense.

Personalidades importantes também marcaram sua presença na Feira ministrando palestras, promovendo talk-shows e mesas de debates, como Frei Betto, Gabriel, O Pensador, Thedy Correa, Armindo Trevisan, Padre Leomar, Heloisa Prieto, Elma, Rejane Rech, Ana Terra, Ernani Ssó, Ruy Castro, Heloisa Seixas. Ilustradores da Associação de Escritores de Literatura Infantil e Juvenil - RS, Elaine Maritza, Hermes Bernardi Jr., Laura Castilhos e Odilon Moraes.

Passaram por aqui também, idealizadores de projetos de leitura como Otávio Junior, responsável pelo Ler é 10 – Leia Favela! no Rio de Janeiro, a Secretária Geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Elizabeth Serra e a Assessora de Educação do Instituto C&A, Alais Ávila.

A Feira do Livro divulgou o Movimento por um Brasil literário durante o 16º PROLER. O Encontro Estadual de Leitura reuniu cerca de 260 pessoas, e trouxe a Caxias os seguintes oficineiros: Roger Mello, responsável pela palestra de abertura do seminário, Adriana Antunes, Carlinhos Santos, Celso Sisto, Christina Dias, Fabio Zimbres, Marcelo Spalding, Miguel Rettenmaier, Ninfa Parreiras, Pablo Morenno e Suzana Vargas.

O “Venha Ler Comigo”, novidade da 25ª Feira do Livro, apresentou ao público experiências de pessoas envolvidas com a literatura em Caxias, dentre eles o homenageado desta edição da Feira do Livro, Maneco além dos escritores Gilmar Marcílio, Marcos Fernando Kirst, Caio Riter, Hermes Bernardi Junior, Cristiano Bartz Gomes, Nivaldo Pereira, Germano Weirich e Marco de Menezes.

A II Semana do Escritor e do Artista Caxiense, promovida pela Academia Caxiense de Letras, integrou a programação da Feira do Livro promovendo palestras e debates a respeito da produção local e de sua divulgação e distribuição.

Outra novidade deste ano, foi a exposição “A Palavra do Patrono – trazendo a história da Feira do Livro”. Com painéis de 2 m² contendo fotos e frases de todos os patronos das Feiras do Livro de Caxias do Sul, a exposição homenageou aqueles que se dedicaram incansavelmente aos livros durante toda a história das Feiras. (Fonte: assessoria prefeitura de Caxias)

Foto: divulgação

Um comentário:

Marcelo Spalding disse...

Obrigado pelo "renomado" :-)

Marcelo Spalding

Arquivo do blog