Hora Certa

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Anfiteatro da Fundação Casa das Artes foi inaugurado em Bento Gonçalves


Na noite do último sábado, 28, foi inaugurado o Anfiteatro da Fundação Casa das Artes, após 23 anos de início da construção e espera da classe artística e da população do município. O palco foi inaugurado pela Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e do coro sinfônico da Ospa, com regência do maestro Manfredo Schimiedt.

As obras, transcorreram em três etapas, por muitas vezes pararam e foram retomadas em abril de 2009. "Cada vez que apareciam problemas,procurávamos resolver", relata o presidente da Fundação, maestro Juliano Volpato. A construção iniciou em 1986 e o prédio principal foi inaugurado em 2005.

O ambiente ainda não está 100% concluído, estão previstos mais alguns detalhes como a instalação do ar condicionado (já licitado), o mecanismo elétrico de abertura das cortinas, equipamentos de áudio e luz, com projeto acústico e de iluminação cênica, e os camarins no piso inferior.

A partir deste sábado, a população de Bento Gonçalves terá à sua disposição um novo espaço para espetáculos. As instalações estão dispostas em 450 cadeiras dispostas em 18 fileiras, mais dez camarotes com capacidade para receber 60 pessoas ao todo. A construção recebeu recursos municipais e federais - por meio de convênio com o Ministério do Turismo. "O espaço nobre e público que irá beneficiar toda a comunidade, vindo a preencher uma lacuna importantíssima, onde serão realizados espetáculos dos mais variados gêneros e estilos", afirma Volpato.

As cadeiras
Conforme lembra Volpato, as cadeiras do anfiteatro resgatam 50 anos de história. Faziam parte do Cine Ipiranga, e foram adquiridas pela Fundação há alguns anos, na gestão do então presidente Darci Poletto. A colocação é provisória, pois os assentos - que receberam estofamento - não fazem parte do projeto original. A estrutura inicial também foi alterada para atendimento às novas leis, como o espaço obrigatório para portadores de necessidades especiais.

Orquestra e Coro da Fundação

A abertura do anfiteatro é mais um dos trabalhos realizados neste ano, que neste mês ainda tem o retorno da Orquestra da Fundação. Juntos, o coro e a orquestra mostrarão seu trabalho em concertos natalinos no centro, bairros e distritos, a partir de 06 de dezembro.

Fotos: Almir Dupont

Nenhum comentário:

Arquivo do blog