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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estilista Mario Queiroz lança O Herói Desmascarado - a imagem do homem na moda

Referência em moda na Serra Gaúcha, o Iguatemi Caxias do Sul traz nada menos que o maior especialista em moda masculina do país. O estilista Mario Queiroz estará no Shopping nesta sexta-feira, dia 20, quando faz o lançamento do seu mais novo projeto, o livro O Herói Desmascarado - a imagem do homem na moda, a partir das 19h, na Saraiva Mega Store. Logo depois, participa de um workshop na loja Ferraro Tendenza do Shopping. A obra que o autor autografa no Shopping é uma publicação da Editora Estação das Letras e Cores e resultado do mestrado que Queiroz realizou em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trata-se de um estudo de editoriais publicados na revista inglesa Arena Homme Plus, veículo totalmente voltado à moda masculina. A intenção é discutir se a moda para eles aponta transformações no comportamento masculino e se ainda preserva traços conservadores, restritivos às novidades nos trajes e no comportamento do homem. Na Ferraro, que comercializa as peças desenvolvidas por Mario Queiroz, um dos poucos estilistas brasileiros a se dedicar exclusivamente às roupas para homens, o estilista brinda os clientes com um workshop sobre tendências de moda e sobre a coleção 2010. A Ferraro também lançou uma promoção: os clientes que compram R$ 500 na loja recebem um livro autografado pelo estilista no dia do workshop.
Para conhecer um pouco mais o trabalho do estilista, basta passar pela vitrine da loja Ferraro. Uma tela exibe um vídeo sobre a história e carreira de Mario Queiroz, informações e imagens de looks criados por ele, além de um desfile da grife no último São Paulo Fashion Week.

A obra

O Herói Desmascarado - A Imagem do Homem na Moda
apresenta uma análise de como os editoriais de moda remetem a imagem do homem no final do século XX e início do XXI, discutindo como se dá a relação moda versus o herói no universo masculino. “A idéia é estudar como o homem contemporâneo lida com todas as cobranças – daí o termo herói –através da moda, do olhar dos fotógrafos, produtores e estilistas”, destaca o autor. O estilista e professor estudou editoriais que apontavam diversas faces do heroísmo – do militar ao provedor do lar. O jornalista Lula Rodrigues, especializado em moda masculina e um dos mais renomados do País, escreveu a orelha do livro e o Dr. Norval Baitello Jr. – que orientou Mário no mestrado – assina a apresentação. Em sua apresentação, Lula descreve o estilista como um homem forte e explica: “Para escrever sobre o homem, sua moda, seus modos, seus trajes, suas imagens e fantasias, no Brasil, o autor tem que ser, ‘antes de tudo, um forte’, assim como o sertanejo, descrito no livro, ‘Os sertões’, de Euclides da Cunha. Criar roupas para este homem contemporâneo, tratar dele como assunto acadêmico, tentar decifrá-lo em sala de aula, e fazer disso o seu ganha pão, aqui no Brasil, também é trabalho para um forte.”

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