Hora Certa

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

“Ricordar e Vivere” e “Banda de Latas” são finalistas em Concurso Nacional do Ministério da Cultura

Bento Gonçalves conta com dois grupos culturais concorrendo a um prêmio nacional. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), publicou a lista dos habilitados no Concurso Público Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Izabel. Na seleção final, de 1º a 5 de Dezembro serão escolhidas as 195 iniciativas mais significativas, entre os 2776 Projetos recebidos. Cada premiado receberá o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de cerca de R$ 2 milhões.

A divulgação do Edital para os Grupos Bento-gonçalvenses foi feita em reunião na Fundação Casa das Artes em 23 de Julho, onde os grupos foram orientados e incentivados a se inscreverem. O Município teve outras quatro iniciativas inscritas: Ricordar e vivere, Banda de Latas, Trevisano Nel Mondo e Coral Maturidade Ativa.

A FCA auxiliou os grupos Trevisano Nel Mondo e Maturidade Ativa e efetivou a inscrição do Ricordar e Vivere. Ao todo o RS classificou para a grande final 11 iniciativas, duas de Bento Gonçalves.

O concurso visa reconhecer e premiar a atuação de Mestres e grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras, tais como: ações e trabalhos, individuais ou coletivos, que fortalecem as expressões culturais populares, contribuindo para sua continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais no Brasil; atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem, em todas as suas formas e modos próprios: religião; rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; processos populares de transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas; audiovisual; dentre outros.

Agora os dois grupos entram na reta final de avaliação junto com outras 581 iniciativas, que receberão pontuação de 0 a 7,5 pontos em sete quesitos. Cada inscrito será avaliado por dois Membros da Comissão Julgadora que é composta por 17 profissionais de notório saber, de reconhecida atuação no campo das expressões das culturas populares, artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do Sistema MinC e de instituições parceiras.
(Fonte: Assessoria Prefeitura)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog